Dança do Ventre, Música e instrumentos
mais informaçoes sobre Baladi:
Tradicionalmente a música composta para o repertório de Dança Oriental (Dança do Ventre Egípcia) segue algumas etapas estabelecidas e que a caracterizam como progressão Baladi Awadi ou progressão musical Baladi Taksim.
Cada momento tem suas características próprias,
determinados instrumentos musicais de se destacam mais e a interpretação da
bailarina também precisa seguir determinadas regras. Embora tudo seja
aparentemente estruturado, a dança baladi taksim é baseada no improviso. Não há
meios de coreografa-lo do contrário não é considerado Baladi Taksim.
TAKSIM -
Momento melódico onde se destacam a flauta,
acordion, violino ou piano. Geralmente um intrumento melódico se destaca mais e
não há percussão. A bailarina tem como regra a seguir as notas da melodia e
geralmente isso se faz com ondulações, oitos, redondos e movimentos de braços.
SAKAT (Chamada
e Resposta) – no segundo momento o
percussionista inicia as primeiras dedilhadas no Derback e isso acontece como
uma conversa com a melodia.
TET SARI (ritmos)
- A terceira etapa marca o estabelecimento de alguns ritmos, como Maksoun,
Fallahi ou Masmoudi e com isso o percussionista começa a se destacar e a bailarina
torna-se mais extrovertida.
TABLA (Drum
Solo) - A quarta etapa é uma
brincadeira com acentos, a bailarina executa determinados movimentos e posturas
que se enquadram exatamente no acento final da frase ritmica e isso conduz o
repertório para o solo de percussão.
HASSAN
YA GHOULI (canções conhecidas) – Pode entrar nesta etapa final alguma canção
folclórica ou conhecida por todos e que pode ser cantada. É um momento
folclórico por assim dizer e pode incluir dança com Bastão.
AFLAH
(Final) – Momento
de despedida onde toda a orquestra toca junto e a bailarina se destaca com
movimentos amplos. Instrumentos Musicais
1- Snujs ou sagat - Em copta: sa’gu’t, significa castanholas de metal utilizadas, no passado, para espantar os maus espíritos, equivalentes menores eram colocados nas cinturas das sacerdotisas com o mesmo objetivo ritual.
2 -Zamr - O aerofano de lingueta dupla, conhecido como zukra, zamr ou gaita, acompanha o daff, pandeiro nas canções folcloricas.
3 - Alaúde - Pode-se encontrar conjuntos folclóricos que utilizam vários tipos de alaúde de ponta e de arco, pela influência grega e das outras ilhas do Mediterrâneo encontra-se um alaúde de arco com três a quatro cordas que foi introduzido na Europa e deu origem ao rabel, antepassado do violino, por fim o violino moderno foi aceito pelos árabes como substituto do rebab antigo.
4- Kanoon - Descende da antiga harpa egípcia, o Kanoon corresponde a um trapecio de madeira com cordas, equivalente ao Santoor grego, foi introduzido na Europa durante o Século XII, e tornou-se precursor do piano occidental.
5- Daraouka, Derback ou Tabla -É um instrumento largamente utilizado em todo o mundo árabe, sendo ele que marca o ritmo no resto do grupo musical, tanto na música tradicional como na moderna. É feito de barro cozido e têm duas aberturas (a superior é de maiores dimensões do que a inferior). A Darabouka admite variedades de forma e tamanhos e a sua decoração pode ser de incrustações de fragmentos diminutos de concha e osso, ou motivos geométricos orientais. Todas as bailarinas recorrem ao Derback quando querem transmitir as frases percussivas da música, este instrumento pode se utilizado sozinho, pois é o que estabelece o diálogo mais importante e direto com o corpo.
6- Riq - O pandeiro é o principal instrumento da música folclórica árabe do norte da África, leva vários nomes como: daff, tar, bendir ou mazhar. Podem ser circulares ou romboidais, mas compõem-se todos de uma só pele com tiras prendendo-a embaixo, possuem platinelas como o daff .
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isis zahara
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ResponderExcluirOlá, Isis! Comecei fazer aula, fiz 2, achei difícil. Entrei no YouTube e encontrei suas aulas. Aí então comecei a entender melhor os movimentos,e estou treinando em casa. Como faço para adquirir seus DVDs e músicas? Manastê
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